Pesquisar neste blog

sábado, 2 de maio de 2015

Chico Pinto - 1ª Prefeito Constitucional de Apodi



FRANCISCO FERREIRA PINTO nasceu na cidade de Apodi, no dia 17 de abril de 1895. Era filho  de Cassimiro Ferreira Pinto e Vicência Gomes de Oliveira. Foi agricultor, comerciante e político. Nesta última atividade chegou a Intendência Municipal, Deputado Estadual e foi o primeiro administrador de Apodi com o título de prefeito em 1928. Foi um político de grande prestígio em toda a região e bastante conhecido no Estado, pelo seu trabalho e dinamismo. Conseguiu importantes melhoramentos para sua terra.

Chico Pinto, foi considerado como um dos mais experientes políticos do Rio Grande do Norte no seu tempo. Por isso, despertou  nos seus adversários em Apodi  os sentimentos de inveja e perseguição, o que motivou a trama de sua morte com o objetivo de ganharem a eleição de 1934 em Apodi e no Estado. No dia 02 de maio daquele ano foi assassinado no seu próprio lar quando se preparava para dormir. Apesar do acontecimento, o Partido Popular ao qual ele pertencia, foi vitorioso em Apodi e no Rio Grande do Norte. O lamentável episódio teve grande repercussão no Rio Grande do Norte. Em frente à Prefeitura Municipal existe uma pequena estátua em homenagem a Francisco Ferreira Pinto.


Fonte: Apodi, sua história. Válter de Brito Guerra.

Um comentário:

Marcos pinto disse...

Foi o maior político de APODI DE TODOS OS TEMPOS. A inveja dos Srs. Luiz Leite e Tilon Gurgel impediu de Apodi ter um seu filho governador do estado. A eleição para governador era indireta. O Partido que elegesse maior número de Deputados elegeria o governador. Os Deputados foram eleitos em 1934. Como o Coronel Fco. Pinto recebera convite dos líderes ex-governadores José Augusto e Juvenal Lamartine
para ser candidato ao governo, os invejosos Luiz Leite e Tilon Gurgel percebendo que o Partido Popular ao qual Chico Pinto era filiado, iria eleger maior número de Deputados, que por sua vez elegeriam Fco Pinto, contrataram o pistoleiro Roldão Maia para o assassinar,fato que maculou a história de Apodi em 02 de Maio de 1934. O Partido Popular elegeu 14 Deputados estaduais, e o Partido Liberal, dos adversários elegeu somente 11.