Pesquisar neste blog

sábado, 23 de dezembro de 2017

Nita Fernandes - professora


FRANCISCA FRANCINETE FERNANDES MOTA popularmente conhecida por "Gisonita" ou "Nita", nasceu  no dia 25 de novembro de 1953,  no Sítio Malhada Vermelha, no município de Severiano Melo/RN, sendo a filha caçula dos comerciantes apodienses Emídio Dias(sapateiro), e Joana de Paiva(dona de um restaurante). Nita cresceu ao lado dos irmãos Aurino, Altino, Aldeci, Altiva e Altivo.

Começou seus estudos na Escola Estadual Ferreira Pinto na cidade de Apodi, e concluiu o segundo grau no Colégio Nossa Senhora das Vitórias na cidade de Assú/RN, onde fez o magistério. 

Iniciou sua carreira como professora no Projeto MOBRAL(Movimento Brasileiro de Alfabetização), ensinando nas comunidades rurais e em fábricas da região: a cerâmica de Seu Chico Paulo e as craeiras de Seu Altino Dias. Na década de 70, começou a ensinar na Escola Ferreira Pinto, e nos anos 80, na rede municipal de ensino. Nita foi Rainha do carnaval de Apodi nos anos 60, foi também cabeleireira onde fazia penteados. 

Foi mãe de três 3 filhos, o primeiro em 1973: Kleber Perazzo Fernandes, fato este que a impediu de concluir seu nível superior, já que tinha de cuidar do filho e ao mesmo tempo trabalhar. Em 1982 casou-se com o radialista Luciano Rodrigues de Carvalho(que era irmão da sua cunhada Morena, casada com seu irmão Aldeci Dias), com quem teve dois filhos: Maria dos Anjos de Carvalho e Luciana Rodrigues de Carvalho.

No ano de 1998 foi transferida para trabalhar como professora no CAIC de Parnamirim e em seguida foi coordenadora do primário na Escola Estadual Augusto Severo no centro de Natal/RN. 

Pessoa querida e admirada por todos, a professora Nita faleceu em Apodi no dia 06 de dezembro de 2008, e  foi sepultada no Cemitério Parque da Saudade nesta cidade. 

Nenhum comentário: