Pesquisar neste blog

sábado, 16 de setembro de 2017

Manoel Libânio - ex-vereador


MANOEL LIBÂNIO DA SILVA nasceu no dia 06 de setembro de 1895, no Sítio Várzea da Carreira, município de Parelhas/RN, era filho de Ricardo Tavares da Silva e de Joana Maria da Conceição.

Em 1942, mudou-se para o Sítio Marrecas, no município de Caraúbas/RN. Em seguida veio morar no Sítio Retiro, no município de Apodi/RN onde comprou uma propriedade e constituiu sua família. Também passou uma temporada no Sítio Córrego, em Apodi/RN. Manoel Libânio trabalhava na agricultura, ajudando no sustento de sua família.

Casou-se em primeiras núpcias com Rita Maria da Conceição, de cujo matrimônio deu origem a uma numerosa prole, dentre eles: Gregório Libânio, Narciso Libânio, Severino Libânio, Manoel Libânio(filho), Ricardo Libânio, João Manoel da Silva(Joca Libânio), Elpidio Manoel da Silva(Novo Libânio). Casou em segundas núpcias com Paulina Libânio da Silva, com quem teve o filho Paulo(Libânio).

Durante várias legislaturas, exerceu o mandato de vereador do município de Apodi, em uma época em que ainda não existia salário para os parlamentares municipais. Foi também Presidente da Câmara Municipal de Apodi e chegou a assumir interinamente a Prefeitura Municipal.

Manoel Libânio faleceu em Apodi, no dia 30 de novembro de 1993. Era o avô da professora Zita Maria(filha de Joca Libânio e de Maria de Joca), residente no Sítio Retiro, na região da Areia de Apodi, e bisavô da vereadora Soneth Ferreira(eleita nas eleições de 2012 e reeleita em 2016).

Nenhum comentário: