Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Eleição municipal de 1928

Eleição municipal de 1928 - Francisco Ferreira Pinto, eleito como o Primeiro Prefeito Constitucional de Apodi


Chico Pinto, 1º Prefeito Constitucional de Apodi 

Antes de agosto de 1926 os administradores das cidades eram denominados de Presidente da Intendência Municipal. Quando houve a promulgação da Constituição Estadual do RN em 24 de agosto 1926, constava a mudança no denominativo dos Chefes de executivo municipal, passando então a serem denominados de Prefeito Municipal.

Tilon Gurgel

A primeira eleição municipal para escolha do 1º Prefeito Constitucional de Apodi foi realizada no dia 02 de setembro de 1928. Francisco Ferreira Pinto foi eleito pelo voto direto como o primeiro prefeito de Apodi, tendo como vice o fazendeiro Luis Sulpino da Silveira Júnior. O Coronel Francisco Ferreira Pinto, obteve 694 votos, derrotando o candidato Tilon Gurgel do Amaral. Antes fora eleito Presidente da Intendência Municipal de Apodi para o triênio 1925/1927.

Luis Sulpino da Silveira Júnior, 1º Vice-Prefeito Constitucional de Apodi. 

Francisco Ferreira Pinto e Luis Sulpino da Silveira Júnior foram respectivamente empossados como primeiro prefeito de Apodi e primeiro Vice-Prefeito Constitucional de Apodi em 01 de janeiro de 1929, e governaram até 09 de outubro de 1930, quando tiveram os seus mandatos cassados pela Revolução de 1930, liderada pelo gaúcho Getúlio Vargas, então Presidente da República. Chico Pinto, como era mais conhecido foi substituído pelo martinense Cosme Lemos, que fora nomeado prefeito provisório de Apodi.

Nenhum comentário: