O "Entrelinhas e Pipas" incentiva a leitura nas praças públicas de Apodi.
Foto: Ari Oliveira / Tudo de Apodi



"Quem vive num labirinto, tem fome de caminhos". Mia Couto nos disse. E nós compreendemos que não escapando do labirinto, nos restam os caminhos, vários. Podemos seguir e podemos criar caminhos." É o que conta a professora Patrícia Lorena Raposo, uma das idealizadoras do projeto "Entrelinhas e Pipas".

O projeto busca tornar nossas praças, espaços
ociosos, em espaços de convivência. A ideia surge quando duas mães leitoras de filho também leitores se reúnem para trocar experiências literárias. 

No último domingo (20), Dia da Consciência Negra, o grupo se reuniu na Praça da Redenção, próximo a Maternidade Claudina Pinto. A partir das 8hs iniciou-se com contações de histórias afro-brasileiras, árvores de livros, varal poético, roda de leitura, piquenique, capoeira e encerrando às 10h30 com roda de conversa. Esta foi a segunda praça ocupada pelo projeto.

Foto: Ari Oliveira
Foto: Ari Oliveira
Foto: Ari Oliveira
Foto: Ari Oliveira
Foto: Ari Oliveira
Foto: Ari Oliveira
Foto: Ari Oliveira
Foto: Ari Oliveira
De acordo com a professora Patrícia, o projeto se encontra a cada uma vez por mês em alguma praça da cidade. 

"Queremos reunir as famílias em torno de atividades lúdicas e prazerosas, como a leitura, a contação de histórias, as brincadeiras de roda. E é também espaço de troca de afeto, ideias, saberes, vivências. É um espaço plural, intergeracional, diverso. O objetivo é estender a nossa alma até que ela abrace o outro. E se reconheça nele. Vamos dar a volta na cidade, rodear as praças e resgatá-la como espaço de expressão e convivência", conta Patrícia.

No dia 10 de Dezembro, o "Entrelinhas e Pipas" estará na Praça da Bíblia. Desta vez com a proposta de arrecadar livros para as crianças do bairro Caic.
 





"Esse é mais um desafio, mas já estamos em campanha para arrecadação de livros. Doando um livro, você doa junto: Esperança, caminho, oportunidade, fantasia, imaginação. O “Era uma vez” podem ser duas, três ou mais. Depende de você", finaliza a professora na foto, à esquerda.

Conheça mais e acompanhe ou contribua com o projeto através da página no Facebook: https://www.facebook.com/Entrelinhas-e-Pipas-269506873431608/?fref=ts