Na  tarde da  última quarta-feira, 19 de outubro de 2016, os estudantes do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN) - Campus Apodi, juntamente com os servidores que fazem parte da instituição,  estiveram concentrados  na Escola Estadual Prof. Antônio Dantas, e depois seguiram para mobilização na Br-405 e pelas principais ruas da cidade de Apodi, lutando pela garantia de uma educação pública de qualidade. 

O principal foco da mobilização era contra a aprovação PEC 241(Proposta de Emenda à Constituição),  enviada ao Congresso Nacional pelo atual Presidente da República, Michel Temer. . A PEC já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados em Brasília/DF,  e na próxima segunda-feira,dia 24 ocorrerá a votação em segundo turno, caso aprovada a proposta seguirá para o Senado Federal.

Caso venha a ser aprovada pelo Congresso, a proposta limitará por  20 anos os investimentos em educação, saúde, assistência social e diversas outras áreas importantes. A PEC 241, também conhecida como "PEC da Maldade" ou "PEC do fim do mundo" é considerada o maior ataque aos direitos sociais da história do Brasil, visto que resultará na precarização e até mesmo na privatização da educação pública. 

Os estudantes e servidores do Campus Apodi também contaram com o apoio de professores e alunos de escolas estaduais e municipais de Apodi, saindo pelas principais ruas da cidade, com cartazes e narizes de palhaço, gritos de guerra e diversas músicas fazendo referência a "PEC do congelamento", para que não venha a ser aprovada e transformada em lei.

O protesto contou ainda com a participação de diversas entidades, como o Sindicato do Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi(STTR), representado por seu Presidente, Agnaldo Fernandes; de representantes do SINASEFE(Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) - Seção Mossoró.  Os vereadores eleitos em 2016, Gilvan Alves e Charton Rêgo e diversos outros populares que também participaram do movimento, manifestando a sua insatisfação contra a referida proposta. 

O protesto foi considerado muito proveitoso pelos próprios organizadores, bem como os munícipes de Apodi, principalmente pelo fato da cidade não está muito acostumada a movimentos dessa natureza. Apesar de algumas manifestações ridículas nas redes sociais, fazendo piadinhas insignificantes, os estudantes do Campus Apodi não se deixaram abater pelas declarações de ódio que estavam/estão sendo veiculadas na internet. Muito pelo contrário, estão confiantes de que a mobilização em defesa da educação pública, foi um verdadeiro sucesso, contando com o apoio de populares e diversas outras pessoas, uma verdadeira festa da democracia. 

Veja  abaixo fotos do ato em defesa da educação pública: 


 Concentração em frente a Escola Estadual Prof. Antônio Dantas. 




A movimentação seguiu para a Br 405




 Professores Tales Augusto e Gildevan Holanda 





 Movimentação pelas principais ruas da cidade




 Estudantes segurando cartazes contra a PEC 

 Vereador eleito Charton Rêgo discursando 

 Concentração na Igreja Matriz de Apodi 

 Ao centro da imagem, o ator Luis Marinho, o Presidente do STTR, Agnaldo Fernandes e o vereador eleito Gilvan Alves. 

Sarah Campelo e Tales Augusto Oliveira, professores de História do IFRN  de Apodi 

Fotos: Tales Augusto Oliveira - professor de História do Campus Apodi
Para ver mais fotos do dia de mobilização na cidade de Apodi, acesse o facebook do fotógrafo apodiense Ari Oliveira,  clicando aqui


SOBRE A PEC: 

Para saber mais sobre a respeito da PEC,  acesse o site Não à PEC 241 
No site Petição Pública já existe um abaixo-assinado contra essa proposta, aos interessados em assina-lo, basta acessar o link: http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR92916