Fotografia: Ari Oliveira.
O projeto "Câmara ClaraCartografia do Afeto", passou por Apodi nos dias 18 e 22 de Julho de 2016. Com exposição fotográfica e oficinas de fotografia, o projeto tinha o objetivo de resgatar memórias de infância e o apreço pela simplicidade da vida das pessoas no interior potiguar. Durante as oficinas, foram selecionadas fotografias que demonstrassem algum caráter afetivo com a cidade.

Exposição na Casa de Cultura Popular de Apodi.
 No fim da passagem pela cidade, foram expostos os resultados finais das oficinas na praça São Francisco.

Fotografia: Ari Oliveira.
Fotografia: Sara Mikaely.
Fotografia: Vicente Benigno.
Fotografia: Sara Mikaely.
No dia 15 de outubro aconteceu a abertura da exposição “Cartografia do Afeto” na Pinacoteca Potiguar em Natal. O projeto Câmara Clara passou por 15 cidades do interior do Rio Grande do Norte. A cidade de Apodi foi representada pelo estudante e fotógrafo, Ari Oliveira, 19.

“Dentro do que nos foi proposto durante as oficinas de fotografia, eu resolvi fazer uma foto do senhor Zacarias, um pescador que tira da mãe lagoa do Apodi o sustento da sua família. Mesmo diante de um cenário de seca ele continua lá, firme e forte. Uma luta pela sobrevivência. Este é um projeto incrível feito, sobretudo, de memórias”, comenta Ari.

Foto: Roberto Leite/Reprodução
A exposição na Pinacoteca segue até o dia 13 de Novembro e é composta por 45 fotografias. 30 dessas imagens foram produzidas pelos fotógrafos Paulo Fuga, Pedro Medeiros e Vanessa Trigueiro, que voltaram para as cidades do interior onde passaram grande parte da infância, (Mossoró, Areia Branca e Assu). As outras 15 imagens que compõem a exposição são resultados das oficinas ministradas durante todo o ano nas 15 cidades do interior do Estado.

Foto: Projeto Câmara Clara/Reprodução
Foto: Rafaela Bernardazzi/Reprodução
O projeto passou por São Miguel do Gostoso, Goianinha, Macaíba, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, Florânia, Santa Cruz, São José do Campestre, Campo Grande, Lajes, Mossoró, Grossos, Assú, Apodi e Martins. O projeto recebe o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.