A questão da quantidade de lixo jogado na natureza é um dos problemas que a sociedade enfrenta e que atinge diretamente o meio ambiente em que ela vive. Assim, dar o destino correto aos resíduos, ou ainda, reduzir a sua geração é fator preponderante para que se tenha um meio ambiente mais equilibrado e sustentável. Todas as pessoas podem e devem fazer a sua parte, tentando gerar a quantidade mínima de lixo possível. As organizações públicas também têm o seu papel nessa tarefa, realizando o uso consciente dos recursos e promovente a coleta seletiva do lixo, por exemplo.

Diante desse cenário, o Campus Apodi do IFRN está promovendo, através do Projeto Campus Verde, uma campanha para reduzir a geração de lixo no Campus, a começar com os copos descartáveis, que estão presente na maioria das organizações e empresas e são usados preferencialmente pela sua praticidade. No entanto, o lixo gerado com o uso dele é sempre muito volumoso. Ao final do dia, esse tipo de copo representa grande parte do volume do lixo gerado. Imagine se considerar o lixo gerado em uma semana, e em um mês? ou em um ano? Essa quantidade grande de copos descartáveis no lixo é fato, tendo em vista que geralmente as pessoas não usam apenas um copo descartável por dia, mas sim: dois, três, quatro...

Para combater esse problema, o Projeto Campus Verde do IFRN Campus Apodi está distribuindo entre os servidores e os funcionários terceirizados canecas e squeezes para serem usados em substituição ao copo descartável. Todos, servidores e terceirizados, têm o direito de receber gratuitamente uma caneca ou uma squeeze no almoxarifado do Campus, basta se dirigir até o setor e assinar a lista de entrega. Com isso, espera-se que haja uma redução significativa no uso dos copos descartáveis no Campus Apodi, e assim, colaborar para a redução de resíduos no lixo do Campus. Apesar do investimento inicial elevado com essa medida, R$ 1.739,70, como contrapartida espera-se haver uma economia financeira na compra do número de copos descartáveis no Campus Apodi. É um investimento que no longo prazo torna-se viável.

Essa ação dessa forma é ambiental, social e economicamente viável, atendendo ao tripé da sustentabilidade ambiental. Porém, é importante salientar que a participação de todos os servidores e terceirizados é de suma importância para a efetividade dessa ação. A gestão ambiental de um órgão público é feita com a colaboração de todos, por isso, é muito importante a participação de todos os servidores adquirindo sua caneca ou squeeze e usá-los de forma consciente.
 
*Portal do IFRN