O Lajedo de Soledade, fica localizado Distrito de Soledade, região da Chapada do Apodi, e fica distante 12 quilômetros da sede do município de Apodi. 

O Lajedo é formado por uma rocha calcária, que há milhões de anos atrás, com o recuo do mar houve uma forte erosão causada pela ação da chuva criando uma formação de rocha calcária sedimentar, que deu origem modelação de várias fendas, cavernas de diferentes formatos.  Nessas cavernas podemos encontrar várias e pinturas rupestres (desenhos e gravuras) registradas nos pisos, paredes e tetos dos abrigos rochosos, que foram esculpidas pelos primitivos que viviam ali há milhares de anos atrás. Essas pinturas de cor vermelha, amarela, foram feitas provavelmente por sangue de animais ou até mesmo pela gordura vegetal. 

O Sítio arqueológico é formado por várias ravinas, onde dentre elas destaca-se a “Ravina das Araras’’, que tem essa denominação devido as pinturas rupestres de aves que se assemelham com araras. Nessa área encontra-se a Ravina do Peninha e a Ravina da Dodora, que receberam esses nomes em homenagem a importantes pessoas que lutaram na preservação do Lajedo: Dodora e Peninha. 

A Ravina da Dodora, uma das principais que constituem o Lajedo, recebeu esse nome em homenagem a advogada e historiadora Maria Auxiliadora da Silva Maia, popularmente conhecida por “Dodora’’, ela foi e contínua sendo uma das pessoas mais importantes na luta pela preservação do Lajedo de Soledade, que estava sendo bastante afetado devido à excessiva exploração de cal, retirada da rocha calcária do lajedo.

Abaixo algumas fotos do Lajedo de Soledade: