"A ideia de Identidade se relaciona diretamente ao ideal de pertencimento, todavia o Espaço Local perdeu sua importância ou valor, sendo substituído por novos outros espaços, inclusive espaços virtuais. O Dia 7 de agosto marca oficialmente o Dia do Rio Grande do Norte. Mas este dia tem passado despercebido pela maior parte dos potiguares, uma vez que as instituições nem mesmo hasteiam a bandeira, nem nós cantamos o Hino, que, aliás, em função desse esquecimento, é desconhecido de grande parte da nossa população. Nosso homônimo do sul tem Hino e o interessante é que nos jogos de futebol, os gaúchos entoam o hino do estado. O que nos falta para os “imitar”?

Vamos a um pequeno ensaio da nossa memória, ou pelo menos, já ouviu falar acerca dos temas a seguir?

1. Já ouviram falar sobre os povos Potiguares e Tarairiús?
2. A Guerra dos Bárbaros?
3. Sindicato do Garrancho?
4. A Revolta do Quebra-Quilos?
5. A Campanha de Pé No Chão Também Se Aprende a Ler?
6. As Meninas das Covinhas de Rodolfo Fernandes, que morreram na seca de 1877?
7. O Messianismo de João Ramalho?
8. O Cangaceiro Romântico Jesuíno Brilhante?
9. Que a primeira mulher a ter o direito a votar foi Celina Guimarães Viana, e ainda que Alzira Soriano foi a primeira prefeita da América Latina?
10. E o Zé Areia com seus causos?

A educação é um dos caminhos para minimizar o problema do (auto)reconhecimento Local, por isso o IFRN dá continuidade como instituição de valorização do que somos e para onde vamos. Neste dia 7 de agosto, o Campus Apodi discute a temática O PAPEL DA IDENTIDADE NA SOCIEDADE GLOBAL, com seus discentes. A abordagem da temática terá continuidade, ainda, com a organização da I Olimpíada de História do Rio Grande do Norte, que será desenvolvida ainda nesse semestre letivo. Como disse, certa vez, Dix-Huit Rosado, “quem nunca fez por sua terra, nunca fará pela terra de ninguém”!

É necessário refletir e se defrontar com nosso futuro-passado, memória-continuidade. A Identidade e o Bairrismo são importantes, sem negar a Alteridade que nos torna multi, esta que nos leva a entender o outro como diferente, mas jamais como inferior ou superior."

Texto do professor do IFRN Campus Apodi Tales Augusto de Oliveira.

Algumas informações do nosso estado:
Informações sobre o Rio Grande do Norte

Ouça o Hino do Rio Grande do Norte:
https://www.youtube.com/watch?v=SgoSn2i0dDM