Pesquisar neste blog

sábado, 2 de maio de 2015

A Importância histórica do feriado apodiense de 02 de maio (II) - Por Marcos Pinto


É incontestável e digna de constar nos umbrais da história do município do Apodi a data alusiva ao dia 02 de Maio de 1934, mesmo que referencial a um triste fato que marcou as páginas do tempo como o dia em que foi covardemente assassinado o PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUCIONAL DO APODI. Antes de Agosto de 1926 os administradores das cidades eram denominados de Presidente da Intendência Municipal.

A eleição efetivava-se da seguinte maneira: O povo elegia os Srs. Intendentes municipais, que equivale ao cargo atual de Vereador, e estes, após serem empossados, reuniam-se em sessão plenária, ocasião em que votavam, de forma secreta, elegendo um deles para a PRESIDÊNCIA DA INTENDÊNCIA MUNICIPAL. 

O primeiro mandato do Coronel Francisco Ferreira Pinto ára Presidente da Intendência Municipal foi no triênio 1923-1925. O segundo 1925-1928, foi reeleito pela segunda vez em 1928 para o triênio 1928-1930. Quando houve a promulgação da Constituição Estadual do RN em 1926, constava a mudança no denominativo dos Chefes de executivo municipal, passando então a serem denominados de Prefeito Municipal.

Por Marcos Pinto - Historiador apodiense.

2 comentários:

Marcos Pinto. disse...

O Coronel Francisco Pinto foi o único potiguar a exercer,ao mesmo tempo, os cargos de Prefeito e Deputado Estadual, em 1928, conforme facultava a Constituição Estadual. O Padre Filipe Bourel foi o primeiro Mártir pelo Apodi, e
o Coronel Francisco Pinto secundou-o nos anais da venerada história do município de Apodi.

Marcos pinto disse...

A data tem o referencial histórico justificado pelo fato do grande líder apodiense ter sido o PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE APODI, como também foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular.