ALAN JEFFERSON DA SILVEIRA PINTO, nascido em 01 de Dezembro de 1986, na cidade de Apodi/RN. É o segundo filho do casal Klinger Péricles Pinto Diniz e Maria Gorete da Silveira Pinto, tem dois irmãos: Kléber Smith da Silveira Pinto e Kleiton Hallysson da Silveira Pinto.

Estudou na Escola Pequeno Príncipe em Apodi até a 8ª Série onde concluiu o Ensino Fundamental. Concluiu o Ensino Médio na Escola CAP em Natal. Formado como Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Potiguar e Pós-graduado em Hematologia e Programa Saúde da Família.

Trabalhou tanto no setor público como no privado nas cidades de Apodi, Felipe Guerra e Natal. É filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. É presidente da JPMDB de Apodi. E membro do Diretório do MDB de Apodi.

Alan Silveira nunca havia se candidatado a um cargo público, quando em 2016, aos 29 anos concorreu ao cargo de Prefeito de Apodi pelo MDB, se elegendo com 12.633 votos, totalizando mais de 52% do eleitorado sendo consagrado como o prefeito eleito mais jovem da história de Apodi.

No dia 15 de novembro de 2020, alan foi reeleito para o cargo de prefeito de Apodi (RN) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Alan teve 59,81% dos votos. Foram 13.731 votos no total.