O Sítio Água Fria, distante 15 km da sede do município, localiza-se no Vale do Apodi, à margem direita do rio Apodi, sendo cortado pelo seu afluente, Rio Umari, na região de união do afluente ao rio principal. 
 
O Sítio é servido por rede elétrica e água encanada em parte das residências e cisternas de placas em outras. No que se refere à educação, há uma escola estadual, onde as aulas de 1º a 8º série são ministradas na comunidade vizinha de Santa Rosa I. Na questão da saúde não existe posto médico na comunidade, mas as famílias são atendidas pelo Programa Saúde da Família também na comunidade vizinha. 
 
Existe uma associação de agricultores foi fundada em 1988 e atualmente é composta por 66 membros, que participam das reuniões que ocorrem mensalmente.

Desde fevereiro de 2006 a comunidade recebe o apoio da Assessoria Técnica do Projeto Dom Helder Câmara em parceria com o Centro Terra Viva. As principais atividades produtivas desenvolvidas são: agricultura de sequeiro (milho, feijão, arroz, sorgo), feijão, bananeira e horticultura irrigada, além de arroz de vazantes. Também é comum em quase todas as famílias a criação de animais dentre eles, bovinos, ovinos, suínos, caprinos ovinos e aves.

Por Gonçalo Filho - Engenheiro Agrônomo.

Mais informações sobre o Sítio Água Fria? Mande para tudodeapodi@hotmail.com.