O Projeto de Assentamento Nova Descoberta está localizado na Chapada do Apodi e possui uma área de 998,00 hectares. Nele vivem cerca de 50 famílias das quais 34 famílias são assentadas formalmente e o restante agregadas. 

A comunidade possui boa infra-estrutura hídrica, água encanada e residências de alvenaria em razoáveis condições de conservação. No campo produtivo o assentamento instalou no passado 20 (vinte) hectares com sistema de irrigação dividido em pomares de mangueira e cajueiro, ambos com sérios problemas de produção e manutenção, devido ao elevado custo da energia elétrica e pela falta de financiamento para manutenção dos pomares. Esses dois fatores que são conseqüências do sistema de produção implantado têm demonstrado a inviabilidade da atividade do ponto de vista econômico e ambiental o que motivou em 2002 a montagem de um experimento de produção de melão orgânico com o apoio da assistência técnica do Projeto Dom Helder Câmara  - PDHC em parceria com o Centro Terra Viva, os resultados deste trabalho deram inicio a elaboração de uma proposta de modificação da matriz tecnológica, através da conversão do modelo convencional (elevado uso de insumos químicos) para o modelo orgânico de produção. 

Atualmente com o programa de modificação da matriz tecnológica em andamento existe na comunidade grande esforço no sentido de revitalizar a produção através de culturas de sequeiro (algodão, feijão, milho, sorgo, dentre outros) e criação de animais de pequeno e médio porte. Este fato foi o que motivou a decisão das famílias assentadas a montar um experimento para criação de galinha caipira com o intuito de diversificar a produção, aproveitar a produção excedente das culturas (milho e sorgo) e desta forma integrar a produção agrícola à pecuária do assentamento. Neste sentido algumas alternativas estão sendo trabalhadas tais como: Apicultura, Caprinovinocultura e a revitalização da Agricultura de Sequeiro e a produção orgânica de frutas irrigadas. 

Por Gonçalo Filho - engenheiro agrônomo. 

Tem mais informações sobre o PA Nova Descoberta? Mande pra gente pelo email tudodeapodi@hotmail.com.