A equipe da Estação Digital Espaço Virtual inicia mais um projeto comunitário de inclusão social denominado “Cinema para Todos”. Este projeto tem como objetivo incluir socialmente as pessoas da comunidade local e circunvizinhas, oportunizando a todos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual, utilizando o cinema como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento. A idéia desse projeto surgiu a partir da participação de Rosi Torres e Eciélio Morais, monitores da Estação no curso de formação do Programa Telecentros.br. Depois de algumas reuniões da equipe do Conselho gestor da Estação que é composto por representantes da AMPC, COOPAPI, Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, Grupo de Jovens São Pedro - GRUJOSP, Grupo de mulheres, educandos e representantes da comunidade, foi marcada a estréia de abertura do projeto que será apresentação de 01 filme no dia 03/12/2011.

Sobre o projeto de Monitores do Programa Telecentros Br
O Curso de Formação de Monitores do Programa Telecentros.br é o primeiro projeto da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital nas comunidades, que tem como objetivo para o ano de 2011, a formação de 16 mil monitores dos telecentros apoiados pelo Programa Telecentros.br, com a duração de 480 horas e 12 meses. A mesma abrange os Cinco Pólos Regionais, um para cada região do país (Norte, Nordeste, Centro- Oeste, Sudeste e Sul) e dois Pólos Estaduais (Ceará e São Paulo) são os responsáveis pela formação dos monitores, gestores e tutores, com o apoio das iniciativas participantes do Programa Telecentros.br.

A meta do monitor ao longo do curso é criar um projeto que envolva a comunidade do telecentro onde ele atua. Para isso, o monitor transitará por diferentes Zonas Temáticas que provocarão reflexões sobre a sua realidade: Inclusão Digital, Compartilhamento, Comunicação Comunitária, Telecentros, Comunidade, Cultura Digital, História, Monitor e Redes.

Veja o convite da extréia do Projeto Cinema para Todos.