Origem do Nome Rio Novo
Segundo Raimundo Alves da Silva, de 80 anos morador nascido na comunidade, o nome Rio Novo foi dado pelos moradores do lugar no ano de 1817, quando ocorreu a primeira enchente naquelas terras que até então não tinha nome. As águas de um rio próximo passaram para essas terras através de um canal (uma baixa) que se abriu como o resultado de muitas chuvas durante o intenso inverno ocorrido naquele ano, assim se formou um novo rio.

Em relação aos primeiros moradores da comunidade Rio Novo, sabe-se que foi a família de Sebastião Nogueira e Dona Antônia Nogueira. Tiveram muitos filhos dos quais sabe-se o nome de alguns: Manoel Pedro Nogueira, Laurindo Nogueira, Geraldo Nogueira, Joaquim Nogueira de Morais, Sebastião Nogueira de Morais, Maria, Josefa, Tionila e Brasiliano. Antigamente tudo era muito simples e difícil, desde a educação a alimentação.

Na Educação as pessoas davam aulas particulares em suas próprias casas, pois não existiam escolas. Era preciso pagar para aprender a ler e a escrever, por isso muitas pessoas se mantiveram analfabetas. Depois de alguns anos as pessoas foram perdendo o medo de algumas histórias mentirosas contadas por seus pais e avós e começaram a se deslocar para estudar na cidade vizinha Felipe Guerra. Não tinham transporte, iam de bicicleta! No inverno as dificuldades aumentavam, tinham que atravessar o rio de canoa e muitas vezes não iam para a escola quando chovia.

A alimentação era baseada na agricultura, comiam do que se plantava; feijão, arroz, milho, batata, frutas e etc. Quando queriam comer carne matavam algum animal dos quais criavam. Se divertiam contando histórias, piadas e lendas. Era muito difícil haver uma festa grande, mais quase sempre as pessoas faziam tertúlias dançantes em suas casas. Isto quando chegou energia elétrica na comunidade em 1917.

História Completa do Rio Novo - aqui
Obs: Cartilha confeccionada pelos alunos da Escola Zenilda Gama.