Localiza-se ao leste e ao norte da cidade do Apodi, ao oeste e ao sul fica o estado do Ceará. Faz limite com o Assentamento Caiçara, com o Sítio do Góis e com o Assentamento Breguesso.

A origem do nome do assentamento deu-se em uma reunião no ano 2000. Quando ainda estavam tratando sobre a organização do projeto de assentar famílias naquela área. Muitas pessoas sugeriram nomes para nomear o referido assentamento, porém a maioria escolheu Assentamento Taboleiro Grande.
A vida sempre foi difícil para as famílias que basicamente vivem da agricultura e da pecuária. A maioria dos moradores do assentamento em algum momento foram moradores em fazendas e/ou exerceram atividades semelhantes. Pessoas que sonhavam um dia ter uma casa ou mesmo um pedaço de terra para o cultivo e para criar animais.

A agricultura é a principal atividade desenvolvida para o sustento das famílias, seguida da caprinovinocultura. Outras atividades extras para a obtenção de renda são: o corte de lenha e de madeira nativa para fazer cercas e outros. Poucas pessoas trabalham em algum emprego sustentável e/ou efetivo. Somente um professor e dois funcionários que atua no posto de saúde na comunidade vizinha, Sítio do Góis.